Você gosta de Tarkiz? Então me ajude com algumas respostas
A newsletter continua em seu formato original, enquanto o boletim O Filtro do Oriente Médio vai entrar em um hiato. Mas e depois?
Calma! Eu não estou pedindo seu dinheiro (ainda).
Este e-mail tem dois objetivos. O primeiro é informar que o texto que foi ao ar em 26 de abril foi a última edição da primeira fase do boletim O Filtro do Oriente Médio, semanário de Tarkiz com reflexões e dicas de leitura sobre os eventos políticos na região.
O boletim teve início em 3 de novembro de 2023 e, nas 26 semanas transcorridas desde então, foi publicado em 25 delas. Seu objetivo maior, que considero alcançado dentro das possibilidades, era documentar a guerra genocida levada a cabo por Israel contra a população palestina da Faixa de Gaza.
Escrever um boletim semanal, porém, é um objetivo ambicioso demais em um cenário no qual Tarkiz segue como uma newsletter gratuita. A seleção dos conteúdos da semana acabou por canibalizar o tempo disponível para ler, refletir e escrever análises sobre os principais eventos da região.
Diante disso, minha opção neste momento é dar uma pausa n’O Filtro. Daqui para frente, as reportagens e os artigos que considero indispensáveis serão compartilhados na seção Notas do Substack, no Blue Sky e no Twitter/X.
Esta decisão não compromete de forma alguma a continuidade de Tarkiz, que seguirá ativa, trazendo análises sem periodicidade definida, como foi pensada originalmente.
O segundo objetivo do e-mail é dizer que, neste meio tempo, vou refletir sobre as possibilidade de tornar Tarkiz uma iniciativa sustentável, o que necessariamente exigirá que o conteúdo seja fechado para assinantes.
Assim, se você puder me ajudar nesta reflexão, peço que responda esta pesquisa. É curta, mas seus resultados serão muito úteis para mim.